Ferramentas para gerir seu tempo e conseguir manter uma rotina de escrita

Há algumas postagens eu falei sobre criar uma rotina de escrita - Leia aqui - mas muito da carreira de escritor não é produzir textos. Eu sei, é chocante, mas atualmente tenho dividido meu tempo em três: produzir, planejamento estratégico e planejamento tático (além de continuar com meu trabalho, o que pode estar me deixando um pouquinho louca). 
Mas vamos por partes:
  • Produzir é escrever - seja capítulos inteiros, revisar, escrever os esqueletos e resumos - que já ensinei aqui.
  • Planejamento estratégico é planejar o que eu quero a curto e longo prazo. Criar metas e através de dados, avaliar o seu lugar atual e seu desejo. Por exemplo: entre minhas metas a curto prazo são atingir 10k seguidores no Instagram em um ano, postar no Wattpad e aumentar em 50% meu público em 12 meses e aumentar meu número de leituras em 50% em um ano.
  • Planejamento tático é fazer acontecer suas metas do planejamento estratégico, e aqui entram as tarefas diárias, nos mínimos detalhes.
Como já expliquei nas postagens anteriores, eu criei uma rotina para escrever. São poucos minutos por dia, mas me deram constância e aliviam o bloqueio criativo. Para o planejamento tático, a coisa fica mais confusa, então preciso de ferramentas para otimizar e gerir meu tempo. Atualmente eu uso duas coisas: o MLabs - um programador de postagens de redes sociais que está ilustrado na imagem acima - e o Trello - um gerenciador de atividades.

Tudo começa com o Trello que é gratuito. Eu escrevo todas as atividades, coloco alertas de e-mail e uma data limite. Conforme vou cumprindo, vai para a aba "Concluídos". O MLabs é pago, mas é barato (o plano anual custa R$49,56) e a partir dele, publico todas as postagens do Instagram e Facebook - ele suporta outras plataformas como o YouTube - seguindo meu plano estratégico e ganhando tempo. Em vez de preparar a postagem todo dia, uma vez por semana preparo todas as postagens e elas entram automaticamente.

Ai você vai me perguntar: o que fazer quando a gente não tem disciplina pra isso? No caso, eu não tenho, eu me obrigo a ter e criei o ritual de pelo menos uma vez por semana bater minha lista de atividades. Eu as escrevo no excel (mas nada impede que seja no word, bloco de notas, seu caderninho), ajusto uma data e depois mando para o trello. 

No que isso me ajuda? Ver onde estou errando, no que posso mudar e nos muitos gargalos ao longo do caminho. Essa semana mesmo, estava surtada porque tinha entrega de uma capa, banners e precisava pedir mais duas capas para a designer. Vi que não dava e fui conversar com a profissional. Gerir meu tempo faz com que ele seja melhor aproveitado e melhor planejado e no final, o ganho seja do leitor. Um bom lançamento, bem comunicado, bem feito e com o texto finalizado do jeito que eu queria. Todos ficam felizes.

Um exemplo de uma lista minha (com as tarefas escondidas):


Informações resumidas:

É preciso disciplina para se organizar, mas conseguindo, seu dia ficará muito mais otimizado, principalmente para quem mantem um outro trabalho além da escrita. Para isso, eu uso o Trello e o MLabs. O primeiro para organizar e o segundo para automatizar (ganhando tempo para fazer outras tarefas que me propus). Se conseguir fazer pelo menos a lista de tarefas, verá a diferença para o seu trabalho. Existem outras ferramentas que vou linkar abaixo:
  • Asana - Gerenciador de tempo - Gratuito.
  • MindMeister - Gerenciador de tempo/mapa mental - Gratuito
  • Buffer - Programar postagens em redes sociais - Gratuito
  • Hootsuite - Programar postagens em redes sociais - Gratuito