Como formatar seu livro: do básico ao avançado sem gastar com diagramação

Bem, você escreveu um livro, parabéns, mas o que fazer depois? Publicar, certo? Mas isso exige uma escolha de formato, uma diagramação atraente e um pouquinho de habilidade em softwares.

Para quem não tem tempo, habilidade ou paciência, existem alguma opções para publicar um livro bonito (e não sei vocês, mas dependendo da diagramação, já larguei muito livro pelo jeito que as palavras estavam).



Básico

A maioria das pessoas começa a escrever em um editor de texto. Word, bloco de notas, Google Docs, Libre. Eu gosto do office, principalmente porque vou escrevendo e marcando as quebras de capítulos e criando o índice automático. Depois de configurar do jeito que eu quero, vou para a segunda parte: subir no KDP (Kindle Direct Publishing).

Hoje a ferramenta aceita os seguintes formatos: Microsoft Word (DOC/DOCX), Kindle Create (KPF), HTML (ZIP, HTM ou HTML), MOBI, ePub, Formato Rich Text (RTF), Texto sem Formatação (TXT) e Adobe PDF (PDF).

Para quem não tem muito conhecimento, o ideal é seguir com esses tipos:

Word, Texto sem Formatação (TXT) ou Adobe PDF (PDF) - Termine seu livro e faça upload em doc, docx, TXT ou PDF. Eu não gosto desses formatos porque eles tendem a "quebrar", ou seja, ficar deformado e feio. É preciso ficar testando no visualizador e olhando página a página.

Kindle Create - meu favorito atual porque ele tem estilos pré-prontos e reconhece as marcações que fiz no arquivo do Word. Com isso, economizo tempo e fica com uma cara profissional legal em pouco tempo. E como é da Amazon, tem passo a passo de como usar em toda a central de ajuda.

Html - parece difícil mas nem é: você termina seu livro no word e coloca para salvar como "página da Web, filtrada (HTM/HTML)". Se tiver imagens você faz upload do arquivo zip que vai surgir da ação, senão, será apenas um arquivo com extensão html e fazer upload diretamente. Era a forma que publicava antes do create porque garante o formato do word, adaptando ao kindle sem quebra e sem precisar olhar página a página.

Avançado

Há também as opções de MOBI e ePub (esse, largamente utilizado pela indústria de livros digitais). O primeiro tem uma série de limitações na Amazon, como não poder ter layout fixo e eles não aceitarem livros criados no MobiPocket Creator. Já o segundo precisa ser descompactado e validado página a página.

Ambos são capazes de criar livros lindos, mas precisa paciência e conhecimento, então nunca tentei. Existem diversos tutoriais e ferramentas como o Reedsy, que já exportam em Epub.