Como escrever um resumo incrível para seu livro


Muita gente tem dificuldade de escrever um bom resumo do livro. Então decidi dividir um pouco uma técnica para ajudar não só a ter um bom texto como usar palavras-chaves legais para que seu livro apareça mais nas buscas e com uma boa descrição para atrair potenciais leitores - A Amazon tem um texto em inglês bem legal sobre.

Assim que seu livro estiver todo escrito (ou parte dele), faça uma lista de palavras e termos que você pode relacionar a ele. Não economize e nem se pressione, coisas genéricas como "romance", "hot", "bad boy", "milionário" sempre aparecem.

Eu tenho algumas regrinhas de lead da época do jornalismo que podem te ajudar (e que a administração conhece como 5W2H): que? quem? quando? como? onde? por quê? quanto vai custar? Então eu junto as duas coisas para começar a rascunhar o resumo do livro.

Por exemplo: À Primeira Vista, meu primeiro livro dos irmãos Hunt.  As palavras-chave são coisas bem genéricas como "empresario", "milionário", "amor à primeira vista", "secretária", "mocinho resistente.

Depois:

O que? se apaixonar por um estranho
Quem? Sarah e Matt e suas profissões
Quando? todo dia antes do trabalho
Como? troca de olhares, curiosidade
Onde? no elevador
Por quê? Não consegue resistir
Quanto vai custar? Matt não quer se apaixonar

Juntando as duas coisas, eu percebo que a Hunt Enterprise é importante na narração. Que eles se conhecendo também é e eu preciso destacar que o Matt não quer se apaixonar. Então eu faço um primeiro rascunho na terceira pessoa - meus livros costumam ser na primeira, por exemplo, mas a descrição fica melhor e mais direta sem isso. Ele raramente vai ficar bom de primeira.

Eu sugiro uma frase de destaque antes que tenha a ver com o conteúdo. Uma linha de abertura para chamar a atenção e não escreva demais. A Amazon sugere até 150 palavras em linguagem simples e sem muitos detalhes da trama.

Terminamos com:

Apaixonada por um desconhecido?

Sarah Hamilton tem uma fixação: espiar o lindo estranho que todos os dias pega o elevador no mesmo horário que ela. Ela sabe que ele é bem-sucedido demais para observar os olhares de uma simples secretária. Ela não poderia estar mais enganada.

Matthew Hunt é o diretor comercial da Hunt Enterprise e adquiriu uma nova obsessão: descobrir quem é a loira do elevador. Depois de dois meses lutando contra sua curiosidade, ele arma um plano que o fará trabalhar lado a lado com a mulher misteriosa.

Uma nova relação que pode ir muito além do escritório e fazer Matthew quebrar sua única regra: nunca se apaixonar.

Resumo e algumas últimas dicas:
  • 5W2H (What? Why? Where? When? Who? How? How Much?)
  • Tente se manter simples, de preferência, apenas com a drama principal, o plot que descreve seu livro em uma frase
  • 150 palavras já é ideal
  • Conheça suas palavras-chave e as use em sua descrição