O penhasco de vendas dos 30 dias existe?

O penhasco dos 30 dias, também conhecido na gringa como 30 Day Cliff, é uma teoria que diz que o melhor do seu produto acontece nas primeiras quatro semanas de lançamento dele. Eu falei um pouco do tema quando expliquei o ciclo de vida do produto e falei que na minha métrica, eu preciso lançar quatro livros ao ano para manter meus ganhos, bem perto da última barreira da Amazon: a queda dos 90 dias.

Explico com mais calma. De acordo com uma galera que estuda os algoritmos da Amazon, o 30 day cliff acontece da seguinte forma:

A Amazon tem uma página de lançamentos (essa aqui). Imediatamente depois que você lança, dependendo de quão bem seu livro vá, você vai parar aqui e não sai dessa lista em até no máximo 90 dias, quando o e-book deixa de ser um lançamento. Então, o segredo seria manter lançamentos periódicos para nunca deixar essa lista.

Além disso, vi em um blog uma coisa que achei curiosa: aparentemente existe um penhasco de consistência nas primeiras duas semanas.

A teoria defende que nesta conta a Amazon busca consistência. Então não adianta ter 10 mil leituras e cair para 1 mil nos dias seguintes, é mais importante manter 5 mil para que a Amazon parametrize o seu sucesso e ofereça mais destaque ou não dependendo de quão consistente em leitores você é.



Pessoalmente, eu acho essa teoria um pouco furada. Apesar de a busca da Amazon incluir o "livros lançados em até 90 dias", não acho que isso seja um decisor na hora de um leitor escolher um livro. Como expliquei lá no ciclo de vida do produto, um lançamento é uma novidade e tende a chamar a atenção. O que vem depois depende de você. 

Nestes dois casos, eu acredito mais em uma boa base de leitores e um marketing bem feito. Talvez seja impressões do mercado brasileiro ou apenas sorte, mas em meus livros, faz muita diferença estar em boas categorias e com uma divulgação legal no Instagram, por exemplo. E tem casos que não sei explicar, por exemplo: Contrato com o Destino, livro que lancei com a Sarah Summers, teve poucas leituras depois do lançamento e de repente, mais de um ano depois, começou a ter mais leitores de forma constante do que o primeiro mês na plataforma.

Então o penhasco de vendas de 30 dias existe? Sim, ele existe. Mas atrapalha o autor? Não. Porque estar ou não dentro da categoria novidades é indiferente, o importante é um trabalho consistente e mapear o que funciona para você e para seus leitores: novidades a cada um, dois ou três meses? Wattpad primeiro e lançamentos espaçados? 

Mas quem melhor para conhecer como seu público vai reagir do que você, não é? Então só monitore de perto e experimente.